OS 7 CHAKRAS

O Yoga ajuda-nos a equilibrar as nossas emoções, ações e a controlar os nossos pensamentos e é portanto o caminho mais eficiente e seguro para criar uma vida preenchida e feliz. Autoconfiança, relações mais saudáveis , abundância financeira, vitalidade, criatividade e expressão pessoal e saúde física são apenas algumas das manifestações deste caminho.

 

Neste sentido, o estudo dos Chakras no contexto do Yoga ajuda-nos a entender quais os nossos potenciais e quais as nossas motivações na vida. Vamos então conhecer melhor quais os nossos 7 Chakras principais, as suas posições e qual o conceito de Yoga associado.

Chakra (cakra em sânscrito) significa “roda”.

Temos cerca de 72.000 canais de energia (nadis) que atravessam nosso corpo em várias direções. Quando esses nadis se cruzam, as suas energias também se cruzam e criam um redemoinho/vórtice rotativo de energia. Esses redemoinhos ou vórtices de energia chamam-se chakras.

Embora tenhamos mais de 1000 chacras, os 7 chacras que estão mais próximos da nossa coluna vertebral, testa e coroa são os considerados os mais importantes do ponto de vista espiritual

chakras

Brahmasahastra (Coroa da Cabeça)

Este Chakra está localizado no topo da cabeça. É comparado a uma flor de lótus de mil pétalas e é o centro para uma conexão mais profunda connosco próprios e com uma energia/realidade superior.

Este Chakra está localizado no topo da cabeça. É comparado a uma flor de lótus de mil pétalas e é o centro para uma conexão mais profunda connosco próprios e com uma energia/realidade superior. Este é o Chakra onde encontramos tudo quanto precisamos: conhecimento, energia, equilíbrio, ect e está relacionado com a moral, a espiritualidade e a fé. Este Chakra pode ser afetado quando assistimos ou vivemos situações antiéticas e imorais.

 

Como trazer equilíbrio a este Chakra?

Tendo fé no nosso conhecimento, na nossa energia e nas nossas capacidades. Sendo espiritual e permanecendo conectado a um nível superior de consciência.

Ajna Chakra (Terceiro Olho)

Este Chakra corresponde às glândulas pineal e pituitária localizadas no centro do cérebro diretamente acima da coluna vertebral e está associado à nossa autoconsciência e às nossas capacidades lógicas e intelectuais. O Chakra Anja é afetado quando somos rígidos com nossas próprias opiniões e quando somos afetados pelas opiniões dos outros.

 

Como equilibrar este Chakra?

By trying to accept people as they are because they also have their knowledge and by learning to respect other people´s points of view and opinions

Vishuddha Chakra (Garganta)

O chakra Vishuddha é responsável pela gestão do mundo exterior e está ligado à nossa autoconfiança, à nossa capacidade de expressão e de nos aceitarmos como somos. Este Chakra é afetado quando temos medo de falhar porque ficamos sensíveis à opinião dos outros e ao apreço que eles têm por nós.

 

Como trazer equilíbrio este Chakra?

Aprendendo a aceitar os nossos fracassos, a aprender com os nossos fracassos e a aceitar as críticas das pessoas, aprendendo também com essas críticas: as críticas podem ser construtivas e têm de ser necessariamente destrutivas.

Anahata Chakra (Coração)

O Chakra Anahata representa as emoções de amor, carinho e compaixão e o Coração é o ninho dessas emoções positivas. Este Chakra é facilmente afetado quando procuramos amor e palavras doces por parte das outras pessoas, e não as conseguimos. É um Chakra muito sensível a palavras e críticas cruéis.

 

Como manter este Chakra equilibrado?

Amando-nos e cuidando de nós próprios, e aceitando e amando os outros as pessoas tal como eles são.

Manipura Chakra (Plexo Solar)

A posição de Manipura é atrás do umbigo na região do plexo solar. Este Chakra está relacionado com as qualidades de liderança e perfeccionismo e relaciona-se com o poder, controle e autoridade. É, portanto, um Chakra que é afetado porque a sensibilidade à critica é mais elevada.

 

Como equilibrar este Chakra?

Evitando ser rígido e sendo flexível com as situações e com as pessoas à nossa volta.

Swadhishthana Chakra (Sacro)

O Chakra Swadhishthana está localizado dois dedos acima do chakra Muladhara ou seja, logo abaixo do umbigo. Este Chakra está associado à felicidade, ao conforto e aos prazeres. As preocupações e ansiedades relacionadas com os nossos deveres do dia a dia e com o nosso trabalho podem afetar diretamente este Chakra.  happiness, comfort, and pleasures. Stress and worries related to duties and work can directly affect this Chakra.

 

Como trazer equilíbrio este Chakra?

Aprendendo a reservar um tempo para nós mesmos, a relaxar nos intervalos de trabalho, a sermos felizes e estarmos contentes. Tendo um hobby onde podemos estar alegres e expressivos.

Muladhara Chakra (Raiz)

Muladhara Chakra está situado na base da coluna vertebral e está associado à sobrevivência, segurança, paciência e contentamento. Assim, quaisquer situações de ansiedade relacionadas com a insegurança financeira, insegurança com os relacionamentos e insegurança com a saúde vão causar um desequilíbrio a este Chakra.

 

Como manter este Chakra equilibrado?

Aprendendo a gerir as nossas inseguranças, a ter fé numa realidade superior e a ter fé na Natureza e em nós mesmos. Aceitando e compreendendo que tudo o que acontece é para o nosso próprio bem, e por isso nenhuma ansiedade é necessária na nossa vida!

Quando os 7 chakras estão em equilíbrio sentimo-nos realizados em todos os aspectos de sua vida – nós próprios, família, amigos, trabalho/carreira, finanças etc. Estamos felizes e todos à nossa volta estão felizes: a vida é maravilhosa!

However, if for some reason, an imbalance occurs in one of these Chakras, the others are  affected as well, so everything starts to fail and life seems to be full of problems.

Como Counsellor em Psicologia do Yoga, posso ajudar-te.

pt_PTPT