Sobre mim, Filipa

Na verdade, foi assim que o meu caminho no Yoga começou… 

Muito antes de saber que este sentimento de realização e pertença se chama YOGA.

Desde que me lembro de existir que sempre me deslumbrei com a Natureza.

 

A Natureza tem o poder incrível de me fazer sentir grata por poder presenciar a sua beleza, de ter numa energia superior que liga todos os seres e por fim de aceitar-me a mim própria e a todos os seres como pertencendo a essa mesma energia, portanto com humildade e profundo respeito.

 

Foi este deslumbramento que fez deixar tudo para trás e mudar-me para o campo onde posso acompanhar o ritmo das estações à medida que elas passam e estar mais perto deste milagre todos os dias. 

Eu, hoje

Chamo-me Ana Filipa e nasci em 1976.

Mudei-me para o Alentejo em 2014 e vivo numa pequena casa com um grande terreno para mim e para a minha família: três cães – a Rebeca, a Goji e o Simba e uma gata, a Margarida.

Meus pais, as minhas raízes indianas 

Os meus pais são ambos portugueses, embora a minha mãe tenha nascido e sido criada em Goa na Índia. Assim, apesar de ter crescido em Portugal, as minhas origens indianas sempre acompanharam a minha vida: seja com os petiscos indo-portugueses, através das histórias contadas à volta da mesa sobre a cultura goesa ou nas minhas visitas à Índia para visitar a família e conhecer melhor esta cultura incrível.

O ponto de viragem

Embora o Yoga sempre tenha estado presente de alguma forma na minha vida, foi apenas em 2018 - após um esgotamento emocional - que tomei verdadeiramente consciência do poder transformador do Yoga fora do tapete e que finalmente permiti que o Yoga mudasse a minha vida.

 

Tomei a decisão de me focar na minha saúde e, após regressar de um retiro de Yoga e Ayurveda, percebi que havia iniciado um processo de cura interior, potencializado pelo Yoga e pela Natureza como fonte infinita de Prana (bioenergia).

O Yoga como (meu) estilo de vida

Após esta experiência, deixei para trás os meus velhos hábitos e fui-me apropriando das novas rotinas que aprendi nesse retiro, mudando completamente o meu estilo de vida.

 

Com o passar dos dias, tornei-me cada vez mais consciente do impacto das práticas diárias de Yoga na minha saúde física, mental e emocional: todos os dias acordava mais motivada e feliz, cheia de energia e com um entusiasmo que durava até ao pôr do sol! 

Foi então que, para além da parte mais prática, decidi estudar mais profundamente o Yoga e a Ayurveda para o meu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Primeiro comecei por me debruçar mais sobre os princípios da Ayurveda e sobre a ligação entre a nossa alimentação e a saúde do nosso corpo e mente.

E depois passei a interessar-me cada vez mais pelo ESTUDO DA MENTE à luz dos Yoga Sutras de Patanjali e inscrevi-me num curso de dois anos que me levaram até Bombaim na Índia em 2023, onde concluí o curso de Counselling em Psicologia do Yoga promovido pela Yog Psychology Foundation e o Yoga Institute of Mumbai.

Foi neste percurso que verdadeiramente descobri o poder transformador da Psicologia do Yoga: as ansiedades com o futuro deixaram de fazer sentido, os traumas do passado deixaram de ter um impacto tão forte no meu presente e os meus relacionamentos – especialmente os mais próximos - passaram a ser mais tranquilos: tudo fluí muito melhor!

 

E foi esta transformação pessoal que me levou a tomar esta decisão de dedicar-me a este propósito maior, guiando outros neste caminho maravilhoso de autoconhecimento e autocura, contribuindo para um melhor Eu, uma melhor comunidade e um mundo melhor.

pt_PTPT